quarta-feira, 17 de junho de 2015

Homem é baleado em ação da Polícia Federal durante operação na Bahia



Um homem foi baleado no tórax ao resistir a uma ação policial durante operação "Carga Pesada" da Polícia Federal na manhã da última terça-feira (16), em Salvador.

 A ação é contra o furto de cargas no Porto de Aratu, em Candeias, região metropolitana de Salvador, que causou um prejuízo avaliado em R$ 100 milhões. A operação ocorre na Bahia e em Minas Gerais.
Segundo informações da PF, o homem não é alvo dos mandados expedidos dentro da operação, mas durante os trabalhos dos policias, ele foi encontrado e portava uma arma.

De acordo com a Central de Polícias (Centel), o homem foi baleado no bairro de Pau da Lima, em Salvador. 

A operação da PF, iniciada na manhã de ontem, deve cumprir 24 mandados de prisão, 27 de busca e apreensão, além de duas conduções coercitivas na Bahia e em Minas Gerais.

Ainda de acordo com a polícia, a operação conta aproximadamente com 200 policiais. Na Bahia, além de Candeias e Salvador, a PF realiza ações em Simões Filho e Camaçari.

Segundo a PF, duas empresas foram alvos do furto, uma de concentrado de cobre, que é a única que importa o material no Brasil, e outra de fertilizantes. As investigações começaram a partir de duas apreensões de caminhões realizadas pela polícia em Minas Gerais e São Paulo.

A organização era composta pelos diretores da cooperativa, que organizava o carregamento de caminhões e o transporte de todas as mercadorias do Porto de Aratu para unidades produtoras e consumidores em diversas regiões do país. Eles contavam também com o auxílio de guardas e empregados das empresas furtadas, agentes da empresa de segurança patrimonial, motoristas e policiais reformados.

Além do roubo das cargas, a quadrilha extorquia e intimidava testemunhas. A Polícia Federal identificou três homicídios e três tentativas de homicídios praticados por integrantes da organização.

Os envolvidos vão responder por furto qualificado, participação em organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva e homicídios de testemunhas que ameaçaram delatar a organização. Uma coletiva deve ser realizada às 10h desta terça-feira, na sede da Polícia Federal, em Salvador, para detalhar operação.

O homem baleado dentro de casa durante a operação morreu no Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com a PF, os policiais foram ao local para cumprir dois mandados de prisão no condomínio. Um homem foi preso e a outra pessoa procurada não foi localizada. Uma equipe de perícia foi acionada para investigar as circunstâncias da ação policial.

"Um erro inexplicável". Assim a recepcionista Viviane Bastos Souza Neri, 32 anos, classifica a operação da Polícia Federal (PF). 

A PF admitiu que o homem morto não estava entre os procurados, porém afirmou que ele estava armado no momento em que os agentes chegaram à sua residência em busca de suspeitos. O caso ocorreu no Condomínio Parque das Orquídeas, no bairro de Pau da Lima.

Fonte: G1.