segunda-feira, 27 de maio de 2013

PF prende 13 suspeitos de desvio de dinheiro público em Minas




Disponível também em fredericocattani.com.br


A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira 13 pessoas em operação para desarticular quadrilha que desviava recursos públicos de municípios do norte de Minas Gerais, principalmente em Januária e Itacarambi. De acordo com a investigação, o grupo fraudava licitações, direcionando as contratações para as empresas integrantes da quadrilha. O valor desviado é estimado em R$ 5 milhões. A operação batizada de Sertão-Veredas acontece em mais dois estados além de Minas: Bahia e Espírito Santo.

A quadrilha é formada por empresários, servidores públicos e políticos. Os presos responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, entre outros. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 30 anos.

De acordo com a PF, servidores públicos atestavam a conclusão de obras públicas incompletas ou mesmo inexistentes. E as empresas investigadas emitiam notas fiscais frias sobre trabalhos, que, sequer, teriam sido executados, ou executados em desacordo com as especificações do projeto.

A Justiça determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como a indisponibilidade dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Fora expedidos 45 mandados judiciais, sendo 10 Mandados de Busca e Apreensão, 21 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis e 14 Mandados de Prisão.

Segundo a PF, o dinheiro desviado pelos criminosos era, imediatamente, aplicado em bens, móveis e imóveis, localizados em outros estados brasileiros, que eram colocados em nome de outros empresários e de “laranjas”, ligados aos principais membros da quadrilha.

A operação foi realizada nos municípios: Montes Claros, São Francisco, Itaracambi, Januária, Manga e Janaúba, em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, no Estado da Bahia, e Guarapari, no Estado do Espírito Santo.

Fonte: O Globo.