segunda-feira, 18 de junho de 2012

Justiça considera legais escutas da Operação Monte Carlo


Disponível também em fredericocattani.com.br.

          A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) rejeitou na tarde desta segunda-feira o pedido de anulação das escutas telefônicas da Operação Monte Carlo - investigação sobre a organização criminosa do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Por dois votos a um, a Terceira Turma considerou legal as escutas das conversas de integrantes da organização de Cachoeira gravadas pela Polícia Federal durante a operação.

          Votaram pela legalidade das provas o desembargador Cândido Ribeiro e o juiz convocado Marcos Augusto de Souza. O desembargador Tourinho Neto, um dos principais críticos da operação da polícia, foi derrotado. Na semana passada, Tourinho Neto concedeu habeas corpus a Cachoeira e ao ex-vereador de Goiânia Wladmir Garcez, e considerou ilegais as escutas da Polícia Federal. Apesar do habeas corpus, Cachoeira permanece preso porque contra ele pesa ainda uma ordem de prisão expedida pela 5ª Vara de Justiça do Distrito Federal.

          O contraventor pediu que fossem declaradas ilegais as escutas da operação da PF e Tourinho Neto havia argumentando que a autorização para a realização das escutas não foi bem fundamentada. Um pedido de vista de Cândido Ribeiro adiou a decisão, tomada hoje.
Tourinho Neto, em abril, atendeu ao pedido dos advogados do contraventor para transferi-lo do presídio de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde estava preso, para Brasília.

          O juiz Paulo Moreira Lima, que autorizou as escutas telefônicas da operação Monte Carlo e determinou a prisão do bicheiro Carlos Cachoeira, foi afastado da 11ª Vara Federal em Goiás. Agora, um novo juiz terá que ler os 53 volumes do processo antes de tomar qualquer medida em relação ao processo que Cachoeira responde por atuação no negócio de jogos ilegais, em Goiás. A decisão atrasa o andamento do caso. Moreira Lima foi transferido para a 12ª Vara Federal.

          O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, responsável pela transferência, informou que a troca foi feita porque magistrados vão sair de férias e Moreira Lima é juiz substituto.

Fonte: O Globo.