sexta-feira, 4 de maio de 2012

RF e PF desarticulam quadrilha especializada em fraudes envolvendo restituição de imposto de renda


          A Receita Federal do Brasil (RFB), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta quinta-feira (03) a Operação Onça Preta, com objetivo de desarticular quadrilha acusada de fraudar Declarações do Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física/DIRPF para a obtenção de restituições indevidas.

          As investigações identificaram indícios da prática de crimes, como: falsidade de documento público, uso de documento falso, formação de quadrilha, estelionato e crimes contra a ordem tributária.

          As principais infrações detectadas referem-se à apresentação de falsas Declarações do Imposto Sobre a Renda da Pessoa Física/DIRPF e Declarações de Imposto de Renda Retido na Fonte/DIRF, envolvendo prefeituras do estado da Bahia. O valor estimado da fraude pode chegar a mais de R$ 5 milhões.

          A operação contou com a participação de 10 servidores da Receita Federal e 20  policiais federais para cumprir 3  mandados de busca e apreensão na Bahia, nas cidades de Jequié e Feira de Santana, além de 1 em Fortaleza/CE. Ainda foram expedidos 2  mandados de prisão e 2 conduções coercitivas. Espera-se apreender documentos, computadores e mídias magnéticas.

          A Receita Federal enviará intimações aos contribuintes que apresentaram declarações com indícios de fraude. Para evitar os processos, os contribuintes deverão corrigir as informações falsas prestadas, enviando as declarações retificadoras. A ressalva é que as retificações só podem ser feitas antes dos contribuintes serem notificados pela Receita. Após a notificação poderão responder administrativa e penalmente.

          O Delegado da Receita Federal do Brasil em Feira de Santana, juntamente com o Delegado da Polícia Federal, participará de entrevista coletiva às 11 horas na Receita Federal desta cidade, onde serão repassadas outras informações relativas à operação.

Fonte: Notícias Fiscais.