sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cade aprova fusão entre grandes redes varejistas na Bahia


           O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou quarta-feira a fusão entre as redes varejistas Insinuante e Ricardo Eletro. A união entre as empresas foi firmada em março de 2010, quando elas criaram a Máquina de Vendas. Em um segundo processo, o conselho também aprovou a fusão entre a City Lar e a Máquina de Vendas.

           O relator do primeiro processo, conselheiro Carlos Ragazzo, verificou a concentração entre as redes nas 35 cidades do Nordeste em que há bandeiras da Insinuante e da Ricardo Eletro.

          Após analisar a competição cidade por cidade, Ragazzo concluiu que o negócio não prejudica a concorrência. “Eu acho que essa operação é pró-competitiva”, resumiu. Os demais conselheiros seguiram o voto do relator. A segunda fusão também foi aprovada por unanimidade.

          Ao aprovar esta fusão, porém, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) mostrou que a concentração no varejo traz duas grandes preocupações que podem levar à imposição de restrições a novos negócios e aos que estão em análise no órgão antitruste. Segundo os conselheiros, a união de grandes redes traz problemas locais - em cidades, a união de duas ou mais varejistas pode prejudicar o consumidor - e nacionais, já que juntas as redes adquirem maior poder de barganha junto a fornecedores, por exemplo.

Fonte: Valor Econômico.